- Os preços devidos pelo serviço, pagos aquando da sua aceitação nas lojas ROUPA NA MÃO ou levantamento pelo cliente, são os que constam dos preçários/tabelas afixados nas lojas, sem prejuízo de alguma promoção que seja aplicável. Todos os trabalhos executados são pagáveis a na entrega ou levantamento.
- Aquando da aceitação do serviço e pagamento do preço, será entregue ao cliente um título de fatura, comprovativo do pagamento do serviço, e um talão de caixa. As peças entregues apenas serão restituídas pelas lojas ROUPA NA MÃO a quem apresentar o título de fatura, comprovativa do pagamento do serviço, e o talão de caixa anexo.
- As lojas ROUPA NA MÃO realizarão os seus melhores esforços para limpar/lavar a peça que lhe foi entregue pelo cliente, mantendo as respectivas características de cor, textura e dimensão.
- As lojas ROUPA NA MÃO garantem que, na execução do serviço, cumprirá as instruções de lavagem constantes da peça que lhe foi entregue pelo cliente. Se o cliente pretender que a lavagem/limpeza do serviço não siga as instruções de lavagem constantes da peça é obrigação do cliente informar a loja. Peles, cortinados, carpetes, toalhas, lençóis e edredões que pela antiguidade ou por serem artigos que frequentemente não incluem instruções de lavagem/limpeza, o que aumenta a probabilidade de alterações nas características de cor, textura e dimensão, só serão aceites sob reserva. Serão aceites sob reserva peças que incluam botões e outras aplicações que apresentem risco de perda de brilho, descoloração, derretimento, deformação, descolagem, ou perda por fios quebrados
- Cabe ao cliente assegurar-se que nenhum objecto é esquecido nas peças que entrega nas lojas ROUPA NA MÃO, não sendo esta responsável pela sua danificação ou perda.
- Devido às limitações que são inerentes aos materiais (tecidos, peles ou matérias sintéticas), e que, por vezes, não são detectados no seu exame, as lojas ROUPA NA MÃO não podem assegurar que, após a limpeza/lavagem, as peças mantenham as respectivas características de cor, textura e dimensão, e/ou que todas as nódoas sejam removidas das peças As lojas ROUPA NA MÃO repetirá, sem custos acrescidos, o serviço de lavagem/limpeza, caso, no acto do levantamento da peça, se verifique que a mesma não está lavada/limpa.
- Salvo provando-se dolo ou culpa grave, o limite de responsabilidade das lojas ROUPA NA MÃO pelo incumprimento ou cumprimento defeituoso do serviço de lavagem/limpeza de que o cliente o encarregou, será a restituição do preço pago pelo cliente, ou, em caso de perda definitiva ou inutilização total da peça que lhe foi entregue pelo cliente, o valor comercial que essa peça tinha na data em que foi entregue para limpeza/lavagem, contra apresentação de fatura, sendo ainda atendido o valor comercial da peça, para efeito de reembolso, determinado de acordo com as boas práticas da actividade de lavagem/limpeza, tendo em conta o custo inicial médio de cada peça, a sua durabilidade média, a sua desvalorização pelo decurso do tempo, e o custo de substituí-la, mediante a aplicação aos valores que constam da tabela junta às presentes cláusulas (salvo se for apresentado comprovativo da compra), de um abatimento em função da antiguidade:
– 20% por um artigo adquirido há menos de três meses;
– 40% por um artigo adquirido entre três e vinte e quatro meses;
– 70% por um artigo mais antigo, podendo, salvo se tiverem sido levantadas reservas por o artigo se encontrar em estado manifestamente muito usado.
- Só será considerado o valor de peças que tenham sido entregues às lojas ROUPA NA MÃO para lavagem/limpeza e não de conjuntos que estas possam integrar, a não ser quando a totalidade das peças tiver sido entregue para limpeza simultaneamente.
- Em caso algum as lojas ROUPA NA MÃO será responsável por qualquer dano, de natureza patrimonial ou não patrimonial, em excesso do valor de € 150,00 (cento e cinquenta euros) por peça na data em que foi entregue para limpeza/lavagem pelo cliente, salvo se esse risco lhe tiver sido previamente comunicado pelo cliente, de modo a possibilitar às lojas ROUPA NA MÃO a decisão de recusar a prestação do serviço, ou de aceitá-la com reservas.
- As reclamações devem ser apresentadas aquando do levantamento da peça, devendo o cliente examinar a peça e, caso encontre alguma anomalia na mesma, preencher, em conjunto com a lojas ROUPA NA MÃO, o competente formulário. Ficará à consideração das loja ROUPA NA MÃO a aceitação de reclamações posteriores ao levantamento das peças.
- É considerada perda da peça quando, após reclamação por escrito, a peça não for restituída ao Cliente num prazo de 2 meses a contar da data de entrega na lavandaria.
- Os cabides e embalagens utilizados pelas lojas ROUPA NA MÃO destinam-se exclusivamente ao transporte da peça devendo ser retirados quando esta é guardada. Não o fazer poderá resultar em danos na peça, pelos quais o cliente é responsável.
- As peças entregues terão de ser levantados até 60 (sessenta) dias após a data que consta da entrega da peça para limpeza/lavagem. A partir desse prazo, as peças serão enviadas para armazém, e só serão restituídas mediante o pagamento das despesas de armazenagem, no valor diário de 1€ (um euro). Decorridos 90 (noventa) dias sem que os artigos entregues sejam levantados, os mesmos serão considerados abandonados e serão doados a uma Instituição de Solidariedade Social.
A aceitação, pelo cliente, destas Condições Gerais da Prestação de Serviços de Lavandaria e Limpeza a Seco, que se encontram resumidas no talão entregue ao cliente aquando da aceitação do serviço, é condição da aceitação pelas lojas ROUPA NA MÃO do serviço de lavagem/limpeza que lhe foi solicitado.
Os presentes Termos e Condições reger-se-ão pelo direito português e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador poderá contactar o Serviço de Cliente para qualquer questão relacionada com os Termos e Condições ou para qualquer questão relacionada através de e-mail para [email protected]
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:
Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Porto
Rua Damião de Góis nº 31 loja 6
4050-225 Porto
Tel: 225508349
Fax: 225026109
Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt.
Última revisão – 02 de setembro de 2022